Tratamento - Restauração em Resina

(Clique para ouvir a narração do conteúdo)

Restauração em Resina

O Sucesso das Restaurações Estéticas em Resina nos Dentes Anteriores e Posteriores

A resina é um dos materiais mais usados na odontologia, ela serve para restaurar tanto a estética quanto a função dos dentes. Pode ser utilizada em caso de dentes fraturados, lascados, desgastados ou que tenha desenvolvido cavidades provocadas em decorrência da cárie, assim, evitando a ação recorrente das bactérias e minimizando as imperfeições do esmalte dentário.

É um excelente material para aplicação estética pelas suas propriedades, que permitem se aproximar bastante das características naturais dos dentes, e pela sua funcionalidade, pois tem facilidade de uso em função da sua plasticidade e capacidade de receber polimento. É também muito resistente.

As restaurações em resina são realizadas, pelo dentista, no consultório, de forma artística, em apenas uma sessão, em que é possível ao profissional aproximar-se bastante das características e adequar sua coloração e tonalidade às do dente original.

Resina X Cerâmica

Tanto a resina quanto a cerâmica (porcelana) são materiais utilizados para restaurar dentes na sua funcionalidade e estética. A principal diferença entre os dois está na sua composição físico-química, sendo que a escolha dependerá da avaliação do cirurgião-dentista para cada caso.

Ao utilizar as resinas, o desgaste, na grande maioria dos casos, é menor ou inexistente quando comparado às restaurações em cerâmica.

Quando falamos em tratamentos estéticos, os realizados com resina costumam ter menor custo do que os com as porcelanas.

A desvantagem da resina em comparação com a cerâmica diz respeito à durabilidade e à estabilidade da cor. Elas são mais suscetíveis a manchas, conforme a dieta alimentar.

Mas possui a grande vantagem em relação ao tempo de tratamento, que é muito rápido, pois uma consulta é suficiente para conclusão.

O uso da resina é recomendável tanto em restaurações pequenas quanto grandes, uma vez que existem resinas bastante resistentes a lascas ou desgastes.

Tudo isso deve ser avaliado pelo profissional antes de fazer a indicação de uma ou outra técnica.

Cuidados para preservar a resina

Para conservar a resina por mais tempo, é necessário mudar alguns hábitos. Isso inclui não roer as unhas e evitar mastigar alimentos muito duros com frequência a fim de evitar que a resina lasque ou sofra desgastes precoces.

Outro cuidado diz respeito à alimentação. Para manter a coloração da restauração, deve-se evitar exageradamente o consumo de alimentos com corantes industrializados, temperos colorantes como o curry, bebidas como café, vinho e refrigerantes, também o cigarro, pois o contato frequente com esses alimentos pode causar manchas na resina.

Entre em contato

Use o formulário abaixo para dúvidas, comentários ou cotações.