Tratamentos

Tratamento Estético

Tratamento Estético

Um belo sorriso expressa saúde e autoconfiança. É um cartão de visitas que abre portas e relacionamentos. Atenta às necessidades de seus clientes, a Vita Clínica Dental promove tratamentos estéticos para aprimorar a beleza do seu sorriso. Para isso, fazemos limpeza, clareamento dental e tratamentos com cerâmicas e resinas para melhorar a cor de seus dentes, ajustar suas formas e posições.

Também é muito importante cuidar da aparência das suas gengivas. Caso você precise, realizamos cirurgias plásticas gengivais.

Atualmente, temos mais um valioso recurso para você: o BOTOX facial, que pode ser utilizado tanto para promover harmonia e estética facial quanto para tratar de problemas como bruxismo, dores de cabeça, assimetrias faciais, sorriso gengival, ronco e apneia.

 

 


Cerâmicas e Resinas

Cerâmicas e ResinasAs cerâmicas e resinas são materiais utilizados para restaurar dentes que foram danificados ou perdidos. Mas também podem ser aplicados em dentes que estejam íntegros a fim de torná-los mais agradáveis.

Por apresentar propriedades de alta resistência e durabilidade, são materiais perfeitos para aplicação estética.

A principal diferença entre as cerâmicas e as resinas consiste na composição físico-química desses materiais.

No entanto, a utilização de cada um pode ser semelhante em alguns casos e específicas em outros. O cirurgião-dentista deve avaliar cada caso para decidir qual material será utilizado.

 

 


Próteses Fixas e Removíveis

PrótesesSão próteses desenvolvidas para substituir um ou mais dentes perdidos econferir a aparência mais verossímil possível do natural.

Valendo-se de técnicas modernas e materiais apropriados, desenvolvemos soluções técnicas extremamente eficazes para cada caso.

As próteses podem ser fixas ou removíveis, e o material utilizado pode ser cerâmico ou acrílico. Existem diferentes tipos de próteses, e cada caso pode ser resolvido de diversas maneiras.

As próteses podem estar associadas a implantes dentários ou dentes naturais, para retenção, apoio, estabilização ou fixação.

 

 


Implantes Dentários

implantesA técnica de colocação de implantes dentários é ideal para solucionar problemas estéticos ou de mastigação. Ela é apropriada para o paciente que perdeu um ou mais dentes.

Já para o paciente que utiliza dentadura inferior que não tenha retenção, é possível colocar dois implantes para resolver definitivamente o problema.

Embora existam diversas possibilidades para a resolução de problemas dentários, há uma estratégia adequada e necessária para cada caso.

Quando combinado com materiais de qualidade, o recurso de implante produz conforto, segurança e autoestima para o paciente.

No caso da perda de um dente, é importante que a reposição através de um implante ocorra o mais rápido possível, a fim de evitar perdas ósseas. Isso acontece quando o tratamento não é feito de forma imediata. Quando não há atraso na colocação do implante, o resultado final do tratamento é maximizado.

Mais...

 


Enxertos Ósseos

Enxerto ÓsseoO enxerto ósseo reconstrói a estrutura óssea que foi reduzida, após perdas dentárias. Esse recurso também favorece a instalação de implantes osseointegráveis em regiões que não seriam possíveis.

A utilização desta técnica permite reabilitar pacientes que não podem desfrutar de próteses fixas sobre implantes.

Assim é possível devolver a capacidade mastigatória do paciente na maioria dos casos por meio de próteses totalmente estáveis, resultando em conforto, segurança e qualidade de vida.

 

 


Tratamento Gengival

Tratamento GengivalNa maioria das vezes, os problemas gengivais afetam os pacientes de forma silenciosa. Apesar de quase sempre não provocar dor, começa uma pequena infecção acompanhada de uma discreta inflamação que pode progredir até alcançar estágios irreversíveis.

Quando iniciado, os problemas gengivais podem evoluir a tal ponto que mesmo os tratamentos adequados podem ter resultados limitados. Portanto, a prevenção é imprescindível!

Dependendo do grau de complexidade do tratamento, podem ser aplicadas técnicas de limpeza superficial ou profundas. Para os casos mais graves existem terapias apropriadas, que incluem cirurgias para reestabelecer a saúde gengival.

Agora que você já sabe, fique atento aos sintomas da doença gengival (periodontal). Ela pode se manifestar por meio de sangramentos na gengiva por escovar os dentes ou passar fio dental, inchaço gengival, alteração da cor da gengiva, mau hálito persistente e retração das gengivas.

 

 


Tratamento de Canal

Tratamento de CanalO tratamento de canal é utilizado normalmente para recuperar um dente que sofreu danos de cárie ou que teve uma fratura que tenha atingido a sua polpa (interior). Depois de tratado o canal, o dente é reparado e protegido contra problemas futuros de infecções.

Atualmente, o tratamento é rápido e confortável, possível de ser concluído em apenas uma sessão. Mas a prevenção ainda é a melhor forma de evitar o tratamento de canal.

 

 

 


Extrações Dentárias

ExtraçãoDiante das inúmeras técnicas odontológicas que temos conhecimento, evitamos ao máximo o recurso da extração dentária. No entanto, infelizmente há situações inevitáveis em que é preciso recorrer à extração. Em alguns casos, por exemplo, a remoção de terceiros molares (os sisos) pode evitar problemas no futuro.

Os especialistas da Vita Clínica Dental utilizam técnicas apropriadas para tornar as cirurgias de remoção dentárias mais confortáveis para os seus pacientes.

 


Glossário

Clareamento Dental

O clareamento dental é um recurso que promove uma “limpeza profunda” nos dentes, tornando-os mais claros. A técnica é bastante confortável, previsível e segura, além de melhorar significativamente a aparência do sorriso.
Utilizam-se géis que promovem reações químicas, provocando assim a remoção de resíduos responsáveis pela pigmentação dos dentes. Este tratamento, porém, possui particularidades que devem ser conduzidas pela nossa equipe para o tratamento mais adequado ao paciente.

 

Cerâmicas e Resinas

As cerâmicas e resinas são materiais utilizados para restaurar dentes que foram danificados ou perdidos. Mas também podem ser aplicados em dentes que estejam íntegros a fim de torná-los mais agradáveis.
Por apresentar propriedades de alta resistência e durabilidade, são materiais perfeitos para aplicação estética.
A principal diferença entre as cerâmicas e as resinas consiste na composição físico-química desses materiais.
No entanto, a utilização de cada um pode ser semelhante em alguns casos e específicas em outros. O cirurgião-dentista deve avaliar cada caso para decidir qual deles será utilizado.

 

Cirurgias Plásticas Gengivais

As cirurgias nos permitem melhorar o contorno, volume a forma da gengiva. Assim, é possível aliar à estética à saúde. Afinal, não podemos pensar na harmonia do sorriso sem contemplar as condições dos tecidos gengivais. Em muitos casos, a falta de harmonia da gengiva com a estrutura dentária ocasiona desequilíbrio estético. Sendo assim, uma relação bem definida entre ambos favorece um sorriso harmonioso, conforme o exemplo abaixo.


No entanto, também pode ser observado aqui quando não há harmonia entre gengiva e os dentes. As correções são realizadas normalmente através de remoção de excessos, enxertos ou deslocamentos dos tecidos gengivais. Para cada necessidade, há uma aplicação específica.

A ilustração a baixo requer a remoção de parte da gengiva do dente (indicado pela seta) para torná-lo proporcional, conferindo simetria ao sorriso. Porém, existem casos com necessidades ainda mais complexas.

 

Implantes Dentários

A técnica de colocação de implantes dentários é ideal para solucionar problemas estéticos ou de mastigação. Ela é apropriada para o paciente que perdeu um ou mais dentes. Já para o paciente que utiliza dentadura inferior que não tenha retenção, é possível colocar dois implantes para resolver definitivamente o problema.
Embora existam diversas possibilidades para a resolução de problemas dentários, há uma estratégia adequada e necessária para cada caso.
Quando combinado com materiais de qualidade, o recurso de implante produz benefícios para o paciente, como conforto, segurança e autoestima.
É importante lembrar que, caso ocorra a perda de um dente, a reposição através de um implante deve ser realizada o mais rápido possível. Ao contrário, se o tratamento não é feito de forma imediata, pode acontecer perda óssea. Por isso, a colocação rápida do implante maximiza o resultado do tratamento do paciente.

 

(mais...)

Implantes Dentários são peças em titânio colocadas cirurgicamente nos ossos maxilares para substituir as raízes dos dentes perdidos. O titânio é um material que possui biocompatibilidade, ou seja, ele realiza a indução à incorporação óssea, o que acelera e estimula cicatrização nos ossos maxilares.
Dependendo da complexidade do caso, o paciente passa por avaliações rigorosas, o que inclui tomografias, radiografias e até estudos com simulações para um planejamento do tratamento.
Em alguns casos, pode ser realizada imediatamente a colocação de dentes provisórios fixos nos pacientes que receberam implantes, com a vantagem de sair do consultório com dentes fixos.

 

Aplicações Estéticas

Paciente com nove anos de idade, após trauma, fraturou os dois dentes. Os mesmos foram reparados com resinas, respeitando a cor e a anatomia natural de cada região, desta forma não dá para perceber que os dentes foram restaurados. Nesse caso os reparados foram feitos em uma única sessão.

 

 

Paciente jovem com a estética bastante comprometida, necessitando de tratamento. No dente da direita na foto, foi feito clareamento dental e substituição da restauração antiga em resina. No dente da esquerda, em função do grau de comprometimento foi realizada uma coroa em cerâmica com aparência bastante natural.